Como Aumentar o FPS de uma AEG?

Recentemente recebi várias visitas oriundas de buscas realizadas em mecanismos de busca da internet e pela análise do tráfego fiquei impressionado com a quantidade de buscas com termos do tipo “aumentar o FPS da AEG”, “aumentar FPS Airsoft”, “aumentar FPS…”, etc.

Muitos jogadores iniciam no Airsoft com armas com FPS médio entre 320 e 360 e colocam na cabeça que um FPS nessa faixa o deixa em grande desvantagem em relação a um jogador com uma AEG batendo 400 FPS. Geralmente os campos adotam 400 FPS como limite para armas de assalto, que enquadra a grande maioria das AEG vendidas no Brasil. Então, devido esse limite e a falsa conclusão de que FPS alto é sinônimo de melhor desempenho, o jogador logo que adquire uma AEG já quer saber como aumentar o FPS para torná-la “mais forte” (termo que constantemente escuto em campo ou quando recebo alguém na oficina).

Sem enviesarmos na discussão sobre limite de FPS ou outras controversas acerca deste mesmo assunto, vamos tentar aqui ajudar com uma série de textos que ajudará muitos jogadores a terem respostas para a grande pergunta que não quer calar:

“Como aumentar o FPS da minha AEG?”

Bem, a resposta geralmente pode parecer bem simplista como, por exemplo: “troque por uma mola mais forte” ou “troque a cabeça do pistão por uma de metal”…

Eu já recebi em minha oficina uma meia dúzia de AEG toda “upada” com os internos da gearbox completamente arruinada. Isso porque o “técnico” que fez os upgrades anteriormente simplesmente informou que havia trocado apenas a mola original por uma M140 e colocado um pistão de alumí­nio para a “AEG bater mais forte”, prometendo inclusive FPS acima dos 400 para uma AEG de assalto. O Resultado: engrenagens destruí­das, pistão empenado, mola quebrada e para completar, em alguns casos, a casca da gearbox não aguentou o “batidão” e rachou.

O que sempre deixo bem claro é que quanto mais forte a mola, maior é o estresse do sistema todo e mais peças terão de ser trocadas para suportar o peso da mola. E nem sempre o baixo FPS está diretamente ligado a um suposto cansaço da mola. Outros fatores, inclusive relativos ao sistema de hop-up, podem ser a causa de vazamento de ar e, consequentemente, diminuição do FPS.

Nessa sequencia de publicações vamos analisar toda a cadeia de componentes que influenciam diretamente no ganho de compressão. Vamos priorizar também serviços que o jogador poderá realizar para obter o máximo de compressão e aumentar o FPS da AEG sem maiores gastos com troca de peças. Boa parte dos preceitos que serão aqui apresentados baseia-se no funcionamento de AEG, mas podem muito bem serem aplicados, com as devidas adaptações, a armas à  mola, como por exemplo, rifles snipers.

Antes de começarmos vamos lembrar quais as partes compõem o sistema de compressão de uma AEG:

1 – Guia de Mola;

2 – Mola;

3 – Pistão;

4 – Cabeça de Pistão;

5 – Cilindro;

6 – Cabeça de Cilindro;

7 – Nozzle;

8 – Câmara de Hop-up;

9 – Bucking;

10 – Cano interno.

Nas próximas publicações explicaremos a função de cada uma dessas peças e qual o impacto de cada uma delas no FPS final atingido pela AEG. O primeiro item a analisarmos é o guia de mola.

Clique no link abaixo e boa leitura:

Como aumentar o FPS de uma AEG: Guia de Mola

Como aumentar o FPS de uma AEG?

78 opiniões sobre “Como aumentar o FPS de uma AEG?

  • Bom dia.
    Eu comprei uma Colt 1911 6mm da Cybergun co2.
    Gostaria de aumentar o FPS. É possível?
    Muito obrigado

  • Boa noite. Tenho uma L96 Double Eagle. Não achei peças de reposição ou upgrade. Paguei caro e não gostaria de jogar meu dinheiro fora. Com BBS de 0.20 bate 380 fps. Teria alguma opção de limpeza ou algum tipo de retirada de vazamento para que ela melhore? O que eu poderia alterar?

    1. Olá Victor,

      já uma vez no FB um jogador que fez alguns ajustes na DE dele e conseguiu cerca de 425 FPS com ela. Infelizmente não encontrei o vídeo, mas se você tiver mais tempo que a gente dá uma garimpada lá. Mas de forma bem genérica, é necessário fazer a vedação do bucking com o cano, revisar a vedação da cabeça do pistão e lubrificar bem o cilindro. Não sei se tem alguma forma também de melhorar a junção do bucking com o bocal da cabeça de cilindro, mas essa parte também é responsável pela vedação.

      Infelizmente essa plataforma não foi feita para receber upgrades pois utiliza partes proprietárias.

      Atenciosamente;
      Equipe AEGPlus.com

    1. Olá Alexandre,

      não compensa sobrecarregar sua AEG com upgrades, como mola pesada, por exemplo. Além do mais, as peças para upgrade de pistola elétrica são bem limitadas e difíceis de encontrar para venda. Assim, poupe seu dinheiro e invista em uma GBB ou em sua AEG.

      Atenciosamente;
      Equipe AEGPlus.com

  • Olá eu tenho uma pistola de co2. 24/7 ela é muito forte 440 fps. Ultrapassa o limite dos campos e cqb. Será que tem alguma forma de baixar o fps dela

  • Eu comprei recentemente uma G&G cm16 carbine… apos cronar a mesma ela chegou a 260 fps (com 0.25)… o armeiro abriu a arma, limpou um pouco, montou e cronou chegando a 290.00 fps
    Cronei novamente essa semana chegando a 280 fps
    A arma foi usada 4 ou 5 vezes apenas
    Esse valor de fps é baixo para o rifle em questao ? Vejo que o alcance dela nao é tao grande quanto gostaria
    (comparei com uma Scar da WE e a Scar bateu de longe a minha)
    Existe algo que pode ser feito para melhorar a questao distancia / precisao ?!

    1. Olá Marcelo,

      de fato 280 FPS está bastante aquém da média, até mesmo para uma G&G, cujo FPS médio é de 360 FPS quando toda original. Se está nova, envie de volta para garantia. Deve estar ocorrendo um problema gave de vedação na AEG. Com esse FPS você terá desvantagem em relação à maioria das AEGs em campo. Se não for enviar para garantia, é necessário descobrir onde está a falha de compressão par depois pensar em outros detalhes.

      Atenciosamente;
      Equipe AEGPlus.com

  • Boa tarde, gostaria da sua ajuda pois sou novato no Airsoft e gostaria de adquirir minha primeira AEG, porém gostaria conciliar o custo/ beneficio. Identifiquei duas opções de rifles e gostaria da sua opinião quanto se devo ou não adquirir um deles.

    – Fabricante: Double Eagle, Tipo: M4, modelo: M804A – 300 FPS (precisão de 40m)
    – Fabricante: Double Eagle, Tipo: M4, modelo: M805A – 260 FPS (precisão de 40m)

    Além disso é possível aumentar o FPS, sem comprometer o equipamento em questão.

  • Boa tarde, gostaria da sua ajuda pois sou novato no Airsoft e gostaria de adquirir minha primeira AEG, porém gostaria conciliar o custo/ beneficio. Identifiquei duas opções de rifles e gostaria da sua opinião quanto se devo ou não adquirir um deles.

    – Fabricante: Double Eagle, Tipo: M4, modelo: M804A – 300 FPS (precisão de 40m)
    – Fabricante: Double Eagle, Tipo: M4, modelo: M804A – 260 FPS (precisão de 40m)

    Além disso é possível aumentar o FPS, sem comprometer o equipamento em questão.

    1. Olá João Paulo,

      Se quer uma boa arma de entrada escolha G&G CM16 Raider. Esqueça o resto. A não ser que queira pegar algo melhor. Mas se estiver procurando custo X benefício pegue a G&G.

      Atenciosamente;
      Equipe AEGPlus.com

  • Boa noite. Eu possou uma cm 16 srs da g&g, gostaria de saber quais sao as melhores opcoes de upgrades para aumentar o fps do meu rifle, tomando o maior cuidado possivel para nao forçar o sistema e ter problemas futuros com o equipamento.
    (ja foi feita a troca do hop up e bucking da arma)
    Obrigado.

    1. Olá Vitor,

      Cremos que você também entrou em contato conosco na loja, correto?

      Bom, a primeira coisa que você deve fazer é abrir a aeg e fazer uma revisão das peças e testar o sistema de compressão.

      Além disso, faça os serviços que ensinamos aqui. Depois crone a aeg e veja o resultado.

      Somente após abrir e testar os componentes é que você poderá estabelecer o que precisa ou não ser trocado.

      Atenciosamente;
      Equipe AEGPlus.com

      1. Boa noite. O teste de compressao foi feito e a arma esta com 360 fps com 0.23. Como posso aumentar um pouco o fps para que chegue aos 390 ou perto disso com bolinha 0.23 sem trocar peças que irão “forçar” o trabalho da aeg, evitando assim futuros problemas com o equipamento. Obrigado

        1. Olá Vitor,

          360 FPS com 0.23 equivale a cerca de 390 FPS com 0.20. Não tem como aumentar o FPS sem aumentar o peso da mola e consequentemente o desgaste das peças. A única coisa que pode ser feita é eliminar qualquer possibilidade de vazamento. Mas isso nem sempre garante aumento do FPS. Sinceramente cremos que o FPS atual é mais que suficiente.

          Atenciosamente;
          Equipe AEGPlus.com

        2. Pois é Vitor, não aumente o fps não, você está com 1 ótimo FPS, faça upgrade no seu hopup, coloquei 1 macaron maple leaf no meu…está pegando 70 metros bem de boa com 377 fps 0.20….atualmente uso 0.25 então diminuiu um pouquinho. Fps não é performance, é apenas velocidade…aumentando muito isso, pode machucar…e não é esse o objetivo certo? o Brasil todo em campos sérios, está adotando 400 fps LIMITE para assault.

  • Boa noite. Eu possou uma cm 16 srs da g&g, gostaria de saber quais sao as melhores opcoes de upgrades para aumentar o fps do meu rifle, tomando o maior cuidado possivel para nao forçar o sistema e ter problemas futuros com o equipamento. Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.