Sempre que algum praticante de airsoft me pergunta qual mola, motor e engrenagem ele deve colocar em sua arma de airsoft, especialmente as AEGs, gosto de usar uma ilustração bem simples:

Imagine que uma gearbox funciona igual a um passeio de bicicleta. Sendo que o motor é suas pernas, as marchas da bicicleta são as engrenagens e a mola o terreno. Se você tem pernas muito fortes, então poderá pedalar sem maiores esforços com sua bicicleta usando qualquer marcha em qualquer terreno, por mais í­ngreme que possa ser. Se você tem pernas com força ainda mediana, provavelmente você vai precisar usar marchas leves nas subidas, ou até mesmo evitá-las. Agora, se você tem pernas fracas, é obvio que você vai escolher a marcha mais leve possí­vel e vai evitar ao máximo grandes subidas, não é mesmo?

Assim também é uma gearbox. Se você tem um motor high-torque de boa qualidade, é bem provável que ele conseguirá lidar com qualquer tipo de mola e com qualquer tipo de engrenagem. Nas bicicletas com marchas, as marchas mais leves são equivalentes às engrenagens high-torque, enquanto marchas, mas pesadas seriam engrenagens high-speed.

Motores normais (standard) são motores medianos que preferem molas mais leves, podendo até aguentar uma mola um pouco mais pesada (M110), por exemplo, porém o desgaste será maior e a cadência de tiro (ROF) cairá também. Quando se pretende usar uma mola mais pesada com um motor standard prefira engrenagens high-torque uma vez que, apesar de ter de dar mais voltas até completar um ciclo, são mais leves. Lembra-se de quando você coloca sua bicicleta com a marcha mais leve possí­vel? Você tem de pedalar mais vezes para que a roda dê um giro completo, porém você não exercerá tanta força para subir o terreno, concorda?

Bem, os motores high-torque são muito fortes e aguentam puxar molas bem pesadas (M120, M130, M140, M150), consomem mais energia para realizar todo esse esforço e geralmente tem um ROF um pouco menor, porém tem tempo resposta mais alto que outros tipos de motores. Como são muito fortes, podem trabalhar com qualquer tipo de engrenagem, Sendo que para molas muito fortes (acima de M120) é recomendável usar engrenagens high-torque. Para molas até M120 pode-se usar engrenagens high-speed. Motores high-torque tem seu melhor desempenho com baterias com voltagem maior, sugerindo-se a utilização de baterias LiPo 11.1.

Por último, temos os motores high-speed, que são motores conseguem atingir um número de giros em um menor tempo. A maioria desses motores se dá bem com molas até M120, porém o tempo resposta e o ROF caem à medida que o peso da mola aumenta. Para quem pretende fazer upgrades com intuito de aumentar o FPS tais motores não são os mais indicados. Porém para os jogadores que querem uma maior cadência de tiro, sugere-se a combinação de motores high-speed com molas mais fracas, tendo como referência máxima as molas M100. Quanto menor o peso da mola, maior o ROF. Estes motores se dão bem com conjunto de engrenagens high-speed, porém quanto menor for a relação das engrenagens (16:1, 18:1, 13:1, etc.) menos pesada deve ser a mola, afim de que se obtenha o maior ROF possí­vel.

Cada jogador prefere um estilo de jogo e, obviamente, cada estilo de jogo requer uma configuração apropriada da AEG. Para aqueles que dão grande valor às cadências de tiro absurdas, sugere-se fazer upgrades com um motor high-speed, engrenagens high-speed (1:16 é o ideal) e molas mais leves, sugerindo-se uma mola M100 para ficar com o FPS acima de 300 e excelente ROF.

Na contramão destes jogadores estão aqueles que preferem investir em FPS mais alto, como jogadores que usam rifles DMR, ou aqueles que preferem jogar com FPS mais alto para que possam utilizar BBs mais pesadas. Para estes jogadores a melhor configuração seria pelo menos uma Mola M120, para ter o FPS na casa dos 400-420, engrenagens high-speed e motor high-torque. Para FPS acima disso, sugerem-se molas mais fortes e engrenagens high-torque.

Para aqueles que têm motor standard, fique com o conjunto que veio na sua AEG até que você tenha que fazer a troca das peças. Quando chegar o momento de trocá-las, escolha umas das duas rotas acima e compre as peças que você precisar. Em nossa, loja online você encontra todas as peças que você precisa para fazer as duas rotas. Basta acessar o site www.aegplus.com e faça boas compras!

Um forte abraço;

Equipe AEGPlus.com – Airsoft levado a sério;

183 thoughts on “Mola, motor e engrenagem de AEG, qual escolher?

  1. olá, instalei um kit de engrenagens 13:1 na minha aeg, m4 Vltor, fiz a corrção de angulo de atack do pistão e shiming como aprendi no canal, uso bateria de 11.1, sem mola o kit gira normalmente, agora quando coloco a mola m90, ele não chega ate o final. tem alguma solução pra me ajudar.

    1. Olá Leone,

      Refaça shimming. As chances de ser shimming mal feito são enormes.

      Atenciosamente;
      Equipe AEGPlus.com

  2. Bom dia, tenho uma g&g predator, está dando 280 fps, fiz vedação comprei cano de 6.03 e não teve melhoras, quero trocar o conjunto interno, mola, motor e engrenagem, qual você me indica? Poderia informar as referências das engrenagens.

    1. Olá Vitor Hugo,

      essa queda de FPS se deu com a troca do cano ou já estava antes disso?

      Se fez a vedação, como ficou o conjunto depois disso? Testou a compressão? Testou os componentes internos? Testou o bucking para eliminar a possibilidade de ele estar estrangulando as BBs na entrada?

      Esse FPS está bem aquém do que se espera para um G&G, mesmo quando original. O que indica problemas graves de vedação ou no bucking.

      Se depois de ter feito tudo isso ainda resta problemas de vedação então você pode começar a pensar na troca de peças.

      Se for trocar peças do sistema de compressão nos informe que faremos a lista e já tire a medida do nozzle original antes de comprar, ok.

      Mola M110: https://www.aegplus.com/mola-aeg-airsoft/33-mola-para-aeg-airsoft-m110-rocket.html

      Motor High Torque: https://www.aegplus.com/motor-aeg-airsoft/67-motor-aeg-high-torque-longo-marca-rocket.html

      Engrenagem 16:1 (maior ROF): https://www.aegplus.com/engrenagens-para-aeg-airsoft/94-engrenagens-16-1-high-speed-metal-cnc-marca-rocket.html

      Se tiver mais alguma coisa pode nos enviar uma mensagem de WhatsApp acessando nosso site, blz?

      Atenciosamente;
      Equipe AEGPlus.com

  3. boa noite tento uma King arms tdo original só troquei a mola coloquei uma m115, após 2 anos a engrenagens quebraram 2 dentes agr preciso trocá-las r oq me recomendam a 16:1 ou 13:1?

    1. Olá João Henrique,

      já lhe respondemos essa pergunta em outro canal de comunicação.

      Atenciosamente;
      Equipe AEGPlus.com

  4. olá, boa noite.
    estou pensando em dar um UP na minha AEG. ela veio com bateria 8.4v.
    Estou pensando em colocar um gearbox Ares Amoeba nela com gatilho eletronico, e nesse gearbox ja vem com mola 120. Será que seria necessario trocar o motor tbm. Pois, queria fazer esse UP para melhorar o fps da mesma. e vale a pena investir nessa gearbox ou comprar outra AEG.

    Obrigado.

    1. Olá Rafael,

      sempre sugerimos a troca do motor. Motores comuns podem até puxar a mola M120, mas o tempo resposta do gatilho é sofrível. A diferença quando se instala um motor forte é gritante. Mas, é uma sugestão. O ideal é instalar o conjunto e testa. Se ficar de seu agrado, não troque o motor. Se você constatar que ficou fraco para a mola, instale um mais forte. Em relaçãoao investimento na GB, depende do modelo atual. Se já se tratar de uma ares, cremos que seria melhor instalar apenas a GB. Se for uma plataforma de qualidade inferior, troque a AEG.

      Atenciosamente;
      Equipe AEGPlus.com

      1. Então… tenho uma m4 cybergun colt cqb ris… o valor hj nova varia de 1350,00 para 1450,00, e uma ares amoeba não sai por menos de 2.500,00. Foi colocando isso em consideração q optei por trocar a gearbox… ai precisaria vender a minha pra conprar outra. Mais vou averiguar essa opinião sua… se for ver realmente é consideravel… e olha… ja ganhou mais um inscrito la no canal… suas esplicaçoes são as melhores. Vlw. E mais uma vez… Obrigado.

    2. Olá Rafael,

      sempre sugerimos a troca do motor. Motores comuns podem até puxar a mola M120, mas o tempo resposta do gatilho é sofrível. A diferença quando se instala um motor forte é gritante. Mas, é uma sugestão. O ideal é instalar o conjunto e testa. Se ficar de seu agrado, não troque o motor. Se você constatar que ficou fraco para a mola, instale um mais forte. Em relação ao investimento na GB, depende do modelo atual. Se já se tratar de uma ares, cremos que seria melhor instalar apenas a GB. Se for uma plataforma de qualidade inferior, troque a AEG.

      Atenciosamente;
      Equipe AEGPlus.com

  5. Boa tarde ! Estou querendo fazer um upgrade na minha AEG ( Fn Fal 7.62 Echo1), como não tem muito conteúdo na internet, preciso de uma força para intender mais sobre minha AEG. Qual motor é mais indicado, pretendo transforma-la em uma DMR no futuro.

    1. Olá Arthur,

      desculpe a demora nas resposta. Os upgrade em sua AEG seguem o mesmo caminho que qualquer outra. Basta ver a versão da gearbox. Mas o padrão é resolver os problemas de vedação, conforme nossos vídeos e depois investir em precisão e alcance (hopup, bucking e nub). Por último, verificar a necessidade de aumentar o FPS. O motor do Fal da Echo1 não sabemos informar se é médio ou longo. Se for longo, temos na loja. Se for médio, você terá de importar.

      Atenciosamente;
      Equipe AEGPlus.com

  6. Boa noite amigo. Possuo uma AK 47 da cyma (cm 028) e ela já é antiga, mas gosto bastante dela é quero fazer um bom upgrade nela para que fique compatível com as Ares que tem no meu grupo de Airsoft. Ela hoje bate 408 FPS em média, o que já acho ótimo. Agora quero trabalhar nela para que ela tenha um excelente alcance e precisão. Já vi diversos artigos e vídeos seus no seu canal de YouTube, agora quero ter oportunidade de chegar a uma conclusão diretamente com você. Comprei um cano Prometheus 6.03. Quero comprar um hopup novo que vende em sua loja (o da Rocket) e algum bucking Bom (gostaria de indicação sua). Também estou atrás de comprar um flat nub (você indica esse?). Ainda não abri a gearbox dela para saber se os internos são bons, mas meu irmão mandou para um armeiro que trocou a cabeça do pistão. Enfim, para resumir, gostaria de dicas suas para aumentar a precisão e alcance dela e quais peças você recomenda comprar em sua loja. Desde já agradeço.

    1. Olá Caio,

      se não me engano já lhe enviamos uma resposta para você acerca dessa mesma pergunta. Porém ela foi feita através do formulário de contato em nossa loja. Pro favor dê uma olhada na sua caixa de email, ou até mesmo na de spam, pois essa mesma dúvida sua já foi respondida por nós. Caso não encontre a resposta, basta nos informar para repostarmos aqui para você.

      Atenciosamente;
      Equipe AEGPlus.com

  7. Boa tarde. Td bem? Então, quero transformar minha ares octarms km 09 em uma dmr. Estou pensando em colocar:
    um cano de precisão de 6.01, de 455mm,
    bucking de 70 graus,
    airnozzle com vedação interna, e
    Mola 130 ou 140 (tenho minhas duvidas se colocando uma dessas molas nao estragarei minha aeg).

    Alguma sugestão em algo que eu deva mudar? Acha que ela suportaria mola 130 ou 140 sem estragar meu equipamento? Desde já, obg.

  8. Boa tarde. Td bem? Então, quero transformar minha ares octarms km 09 em uma dmr. Estou pensando em colocar:
    um cano de precisão de 6.01, de 455mm,
    bucking de 70 graus,
    airnozzle com vedação interna, e
    Mola 130 ou 140 (tenho minhas duvidas se colocando uma dessas molas nao estragarei minha aeg).

    Alguma sugestão em algo que eu deva mudar? Acha que ela suportaria mola 130 ou 140 sem estragar meu equipamento? Desde já, obg.

  9. Boa tarde. Td bem? Então, quero transformar minha ares octarms km 09 em uma dmr. Estou pensando em colocar:
    um cano de precisão de 6.01, de 455mm,
    bucking de 70 graus,
    airnozzle com vedação interna, e
    Mola 130 ou 140 (tenho minhas duvidas se colocando uma dessas molas nao estragarei minha aeg).

    Alguma sugestão em algo que eu deva mudar? Acha que ela suportaria mola 130 ou 140 sem estragar meu equipamento? Desde já, obg.

    1. Olá Junior,

      é impossível determinar se as peças vão suportar. Mas além de instalar as peças que você sugeriu, faça os serviços de shimming e correção de AOE para garantir que as engrenagens e pistão vão trabalhar de forma eficiente. Isso já ajuda na durabilidade das peças. O resto é instalar e ver o que acontece, não dá para prever. Dá para sugerir que o motor, mancais e pistão vão sofrer mais que as outras peças. Mas não dá para afirmar que vão suportar ou não e por quanto tempo.

      Atenciosamente;
      Equipe AEGPlus.com

  10. Tenho uma Krytec spr trident, gostaria de colocar uma mola m130, seria necessário trocar mais alguma coisa ou ela aguenta sem problemas. Ela esta original, como veio da fábrica.

    1. Olá Jackson,

      as Krytac ainda são novidade no mundo do airsoft e ainda não foram amplamente testadas, mas apresentam excelentes internos. O que podemos dizer é que, aparentemente, vai suportar sim. Mas faça o teste e fique observando como os internos vão se comportar à medida em que for utilizando.

      Atenciosamente;
      Equipe AEGPlus.com

  11. Boa tarde!

    Estou fazendo a segunda fase de upgrade da minha AEG, na primeira já havia trocado todo o sistema de vedação, pistão, cano, hop-up e coloquei mosfet. Nessa segunda pretendo trocar engrenagens, motor, mola, cilindro e bateria (11.1v). Segue a lista de itens que estou comprando:

    – Engrenagens 100:200
    – Motor High Torque 30k rpm
    – Mola 110
    – Cilindro tipo 1 (Meu cano é 360mm 6.03)
    – Bateria Nano-tech 11.1v LIPO 25-50C

    Com isso pretendo manter um bom FPS aliado a uma boa precisão e alcance (uso nub fishbone, similar ao H-Hop up), juntamente com um ROF próx dos 20. Você vê alguma irregularidade ou discrepância nessa configuração? Algo que eu deva considerar mudar?

    Obrigado AEG+!

    1. Olá Thiago,

      aparentemente está tudo ok. Apenas não conhecemos o motor que você se referiu, então não é possível opinar. Com uma bateria de 11.1v o ROF deve ultrapassar a casa dos 20. Se você quer mesmo manter o ROF mais baixo use engrenagens de alto torque como você sugeriu, mas se você preferir ROF mais alto use engrenagens de alta velocidade (13:1 ou 16:1). O cilindro indicado é do tipo 2 e não do tipo 1 como está na relação.

      Atenciosamente;
      Equipe AEGPlus.com

      1. Para o cilindro usei esse informações na internet, seguindo o que está nesse guia:

        http://www.airsoftsociety.com/proxy.php?image=http%3A%2F%2Fi253.photobucket.com%2Falbums%2Fhh79%2Fairloft%2Fsdsdsad.jpg&hash=aafbfa07b1b0e8ba3eb21e9fff53bd7b

        Comprei o segundo cilindro dessa listagem, o com furos bem próximos da parte traseira, esse é o tipo 1 ou tipo 2?

        O motor que eu me refiro é o Krytac Trident series:

        https://www.evike.com/products/52433/

        Mas teve um imprevisto, eles não enviam itens da Krytac para o Brasil, e como o motor da Rocket também é bom vou comprar ele mesmo aqui do site.

        Valeuu!

        1. Olá Thiago,

          se for o segundo é do tipo 2. Vai ficar adequado à sua configuração. Estamos aguardando o pedido do motor.

          Atenciosamente;
          Equipe AEGPlus.com

  12. Como saber se um motor e de alto torque e qual mola ele aguenta puxar e qual a engrenagem q me recomendaria? Pois pretendo colocar uma M130 com cabeça de cilindro e pistão silencioso, e ainda um cano de precisão, hopup da prowin.

    1. Olá Jhonatan,

      não tem como você saber sem abriri o motor ou ter equipamento apropriado. Mas sugerimos você comprar um motor de alto torque que tenha imã de neodímio. São forte e rodam molas M130 facilmente.

      Em nossa loja você encontra o motor de alto torque da marca Rocket que é excepcionalmente forte e rápido. Seria perfeito para sua AEG. Dá uma conferida lá.

      http://www.aegplus.com/motor-aeg-airsoft/67-motor-aeg-high-torque-longo-marca-rocket.html

      Atenciosamente;
      Equipe AEGPlus.com

  13. Boa Noite, Estou querendo fazer um upgrade no meu M4A1 Cyma CM007, gostaria de deixa-lo full torque, segue a configuração que tenho em mente:

    – Motor High Torque Rocket
    – Engrenagens High Torque 32:1
    – Mola M130
    – Bateria LiPO 11.1v (quantos C?)
    – Pistão Polímero meio dente (dente de aço)
    – demais Mods para vedação
    – Mosfet

    É possível fazer este upgrade? não quero ROF alto, quero que o conjunto trabalhe sem esforço.

    Parabéns pelo blog.

    att: Gustavo

    1. Olá Gustavo,

      Talvez você não precise de uma bateria de 11.1v já que você não precisa de ROF alto. Só ficaria faltando um bloco anti-quebra para proteger a gearbox, caso planeje continuar com o hopup padrão TM.

      Atenciosamente;
      Equipe AEGPlus.com

  14. Boa Noite, primeiramente gostaria de agradecer por compartilhar estas informações e por disponibilizar peças de qualidade para nossos AEG’s.

    Minha Duvida: Comprei um M4A1 CYMA Fullmetal e gostaria de saber se posso deixar a cadencia de tiro bem baixa, melhorando a precisão e o FPS. O que quero saber se é possível esta configuração:
    – Motor High-Torque Rocket
    – Mola M130
    – Engrenagens helicoidais 26:1 (100:300)
    – Pistão Rocket em Polimero (15 dentes em metal)

    Usando esta configuração não teria problema de raspar as engrenagens durante o funcionamento, em de seus videos você citou este problema quando se coloca uma mola mais forte em um pistão pesado.

    Aguardo suas sugestões

    Forte Abraço e parabéns!!

    att: Gustavo

    1. Olá Gustavo,

      É bem provável que isso não vai acontecer. Mesmo porque não é uma configuração desbalanceada. Só não se esqueça de fazer correção de AOE.

      Atenciosamente;
      Equipe AEGPlus.com

  15. Bom dia amigo.
    tenho uma M4A1 CYMA e troquei o guia de mola de plastico por um de metal rolamentado e também troque o ari nozzle por um de aluminio. a vedação e o FPS melhoraram bastante, ela está com 370 FPS com 0,25.
    Porém notei um problema no motor, ele começou a fazer um barulho como se estivesse com dificuldade de puxar a mola. quando aperto o gatilho dá pra ouvir nitidamente o motor girando antes do disparo. Pensei que fosse a bateria pois estava utilizando a bateria original NiMh 8.4v, então troquei por uma LiPo 7.4V 1200Mah 25-50C mas o barulho continua e o motor ainda parece estar um pouco fraco para girar.
    Minha pergunta é: seria o caso de trocar o motor original por um alto torque? e se eu trocar, posso continuar utilizando as engrenagens originais?

    1. Olá Rogério,

      pode ser sim desgaste do motor ou apenas problema com shimming. O ideal é refazer o shimming e verificar se voltou a girar leve. Se não resolver troque o motor. Se você continuar com bateria 7.4v provavelmente você não terá que trocar engrenagens. O motor da Rocket que temos em nosso site é muito bom.

      Atenciosamente;
      Equipe AEGPlus.com

      1. Boa tarde
        Refiz o shimming e realmente tive que trocar o motor.
        Estou querendo diminuir o tempo de resposta do gatilho e aumentar o rof ( hj é 17bb/s).
        Não me preocupo com fps, então pensei em fazer a seguinte configuração:
        Motor High Torque Rocket
        Engrenagens 12:1 SHS
        Pistão polímero 15 dentes em metal
        Mola M100 ou M110.
        Mosfet com active bracking
        bateria Lipo 11,1
        Com essa configuração, a aeg estaria bem balanceada ou corro algum risco de danificar a gearbox por causa do rof?

        1. Olá Rogério,

          A nossa sugestão é instalar além das peças que você citou uma mola m120 ao invés de M110. Isso para garantir que o pistão retorne para a posição inicial rapidamente. Engrenagens 13:1 são suficientes para chegar próximo à 30 RPM de ROF com configurações parecidas. Pegue um pistão leve e não se esqueça de fazer a correção de AOE. Se você comprar as peças conosco deixe uma mensagem para lhe enviarmos uma borracha para fazer esse serviço.

          Atenciosamente;
          Equipe AEGPlus.com

  16. Tenho uma cyma tbm 518 onde posso adquirir essas pessas do amigo de cima? Qualquer peca do gearbox v.2 serve em qualquer arma?

    1. Olá Elcio,

      você pode adquirir as peças em nossa loja: http://www.aegplus.com

      Qualquer interno de gearbox v2 deve servir sim. Somente o nozzle que você precisa medir antes de comprar, ok.

      Atenciosamente;
      Equipe AEGPlus.com

  17. Boa noite! Tenho uma m4 cm518 da cyma estou querendo fazer um up grade nela , comprei um motor de alto Tork 160 uma mola de 130 um pistão com engrenagem de aço um uma cabeça de pistão com rolamento uma cabeça do cilindro com dupla vedação um nozlei com vedação interna um guia de mola com rolamento um hopup de alumínio em CNC um bloco para proteger a gueirbox é um cano de precisão 6.03 vc pode me dizer qual o tipo de bateria eu teria q usar e se tem mais alguma peça q tem q ser substituída ?

    1. Olá Rogério,

      pelo que percebemos não há mais nada que se trocar. Esse motor m160 tem indicação de ser usado com bateria lipo 11.1v, mas essa bateria só deve ser usada com mosfet. Então, se você não instalar um mosfet, use uma bateria de lipo 7.4v.

      Atenciosamente;
      Equipe AEGPlus.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.