Olá, há alguns dias publiquei um artigo sobre quais os motivos que levam uma AEG a disparar só em modo automático. Na maioria das vezes uma AEG deixa de funcionar no semi-auto devido ao desgaste da alavanca de corte.

No entanto, citei um problema que pode ocorrer devido à incompatibilidade de peças. Algumas peças podem apresentar problema de incompatibilidade de geração ou até mesmo por problema de erro de produção ou falha no controle de qualidade, o que é bastante comum nos produtos de origem chinesa.

O que ocorre é que essa diferença entre peças acaba fazendo com que ocorra mau funcionamento do sistema de gatilho. Algumas vezes instalamos peças novas, como uma alavanca de corte, uma engrenagem ou até mesmo a caixa de contatos do gatilho e a Airsoft para de funcionar corretamente o semi-auto.

Para testar se sua AEG vai funcionar corretamente o semi antes de fazer a montagem final da arma basta instalar a alavanca de corte, a engrenagem “bevel gear” que faz contato com o pistão, a caixa de contatos do gatilho e a tecla do gatilho. Feche as duas partes da gearbox como se fosse para fazer a montagem final. Pressione a tecla do gatilho  com uma mão e com o dedo faça a engrenagem girar. É possível que a engrenagem trave e seja necessário um pouco mais de força para que ela continue o giro. Se as peças estiverem trabalhando corretamente, após encontrar tal resistência da engrenagem a mesma destravará o contato do gatilho. Isso significa que o sistema funcionará corretamente. Se por ventura a engrenagem não conseguir destravar o contato do gatilho, é muito provável que a função semi-auto da sua airsoft não vai funcionar corretamente.

Instale somente as peças conforme a imagem acima e feche a gearbox. Pressione e mantenha pressionada a tecla do gatilho como se estivesse realizando um disparo. Gire a engrenagem e observe se ela vai desconectar o contato do gatilho da tecla.

Leia nosso artigo sobre as possíveis causas da falha e se não for problema relacionados às causas 1, 2 e 4, provavelmente há problema de incompatibilidade de peças. O que ocorre é que a alavanca de corte não suspende o contato do gatilho o suficiente para que ele se desconecte da tecla do gatilho, seja por diferença de tamanho da rampa da engrenagem, seja pela diferença na forma e no tamanho das extremidades da alavanca de corte ou pela diferença de especificações da caixa de contatos do gatilho.

Uma das soluções mais simples que adotamos em nossa oficina é fazer uma pequena adaptação no contato macho do gatilho. Como exemplo, usaremos um contato da gearbox V2.

Observe que há uma pequena rampa lateral em forma de “L” invertido. Essa rampa é que será adaptada.

A proposta é apenas criar um calço embaixo da rampa do contato macho do gatilho. A alavanca de corte, quando empurrada pela engrenagem, faz contato com essa rampa empurrando-a para cima até que o contato do gatilho se desencaixe da tecla retorne a retaguarda com auxilio de uma mola que está presa à gearbox. Muitas vezes, o movimento da alavanca de corte é insuficiente para erguer o contato do gatilho, não o desacoplando. Quando isso ocorre, a AEG continua disparando em modo full.

Criando um calço no contato do gatilho, ainda que o movimento da alavanca de corte seja pequeno, ocorrerá o desencaixe do contato. Sendo necessário liberar a tecla e reapertá-la para que ocorra novo disparo.

Você precisará de cola (Super Bonder ou similar), algum material que sirva para criar o calço no contato e um pouquinho de graxa. Nós já utilizamos vários tipos de material, mas o que deu melhor resultado foi o plástico de cartelas de comprimidos, pois se trata de um plástico flexível e bastante resistente. Sem contar o fato de que você pode ir adicionando camadas até que você encontre o ponto certo. Também é possível fazer com alguma massa epóxi (Durepox, por exemplo). Nesse post usaremos massa epóxi para fazer a modificação do gatilho, mas o princípio é o mesmo para qualquer outro material que você decidir usar.

Basta criar um calço na na rampa do contato. Nesse exemplo, usamos massa epóxi. Mas pode ser feita com outros materiais.

Depois de secar a cola ou a massa (se for a massa epoxi deixe de um dia para o outro), passe uma pequena quantidade de graxa para que não ocorra desgaste prematuro da rampa ou da alavanca de corte. Instale a peça normalmente e refaça o teste conforme citamos anteriormente.

Essa mesma adaptação pode ser feita para fazer sua AEG voltar a disparar em semi quando a alavanca de corte já está desgastada. Pode ser que você não tenha tempo de receber uma peça nova para fazer a substituição, mas tenha que participar de um evento que só permite usar modo semiautomático. Nesse caso, desfaça a modificação quando a nova peça chegar e só volte a fazer se ocorrer as possibilidades aqui abordadas.

Bom, é isso. Uma modificação simples que pode resolver o problema da sua AEG. Não se esqueça de visitar nossa loja AEGPlus.com.

Resolvendo o Problema da AEG Disparando Somente em Modo Automático

17 opiniões sobre “Resolvendo o Problema da AEG Disparando Somente em Modo Automático

  • Boa noite minha Aeg GG M14 CQB se eu der disparo consecutivo ela de repente para e parece que o motor tá travado aí fico apertando a o gatilho demora um pouco e ele volta

    1. Olá Osmar,

      é uma M14? M14 CQB ou M4 CQB?

      A primeira coisa a se olha, cremos que seja as escovas do motor, podem estar desgastadas. A segunda, seria refazer shimming.

      Você não comentou, mas trocou mola? Está original? Abriu e mexeu em algo?

      Se não mexeu nem fez anda disso ainda, faça e veja se melhorou.

      Atenciosamente;
      Equipe AEGPlus.com

  • Meus caros amigos, estou com outra dúvida, se as lâminas do contato do gatilho estiverem apertada ou quase juntas, pode ocorrer o disparo em rajada ?

  • Meus caros amigos, estou com outra dúvida, existe alguma possibilidade de reduzir o desgaste da alavanca de corte?

  • Olá, mesmo com a alavanca desgastada o serviço de colar um calço, será um serviço resistente? Vcs indicariam uma alavanca em aço ou a convencional que vem na AEG?

    1. Olá Marco Túlio,

      o serviço de colar um calço não tem o propósito de ser permanente e em caso de desgaste da alavanca de corte o idela é trocar. O calço deve seer usado precariamente até a chegada da nova alavanca de corte ou em casos em que a nova alavanca apresenta menor “sensibilidade” no novo conjunto. Alavancas de corte mais macias (convencionais) desgastam mais rapidamente que as de aço.

      Atenciosamente;
      Equipe AEGPlus.com

  • Boa tarde,

    Minha AEG mesmo estando no modo semi-auto está disparando várias BBs como se estivesse em full-auto, sabem me dizer qual seria a possível cauda desse problema?

    Obrigado.

    1. Olá Diogo,

      tem um artigo em nosso blog que fala sobre isso. Faça uma busca usando a barra de busca. Se não encontrar nos acione novamente.

      Atenciosamente;
      Equipe AEGPlus.com

  • Nossa amigos, muito obrigado, tive mesmo problema, ai vi que era esse “pino” atrás do gatilho, passei um super bonder e gatilho voltou 100%.
    Parabéns e obrigado pela várias dicas e ajuda do site!!!!!

  • Olá amigo, tudo bem ? Então a minha AEG quando coloco no Semi-automático ela escapa o gatilho de atras do macho do contato, dai tenho que abrir toda a gearbox e encaixar novamente o que pode ser ? Você poderia fazer um video dessa explicação pq seria muito bom para todos nós. Muito obrigado. Abraços,

    1. Olá Everton,

      desculpa mas não deu para entender direito o problema de sua AEG pela descrição que você fez. A tecla do gatilho tem de desencaixar mesmo do contato macho quando o ciclo completa, pois a alavanca de corte levanta o contato macho do gatilho e este se desencaixa da tecla do gatilho. Isso seria o normal.

      Mas por favor relate melhor como ocorre essa “escapada” do gatilho para que a gente possa entender o que está ocorrendo. Se for necessário nos encontre no Facebook ou entre em contato através de nosso e-mail.

      Atenciosamente;
      Equipe AEGPlus.com

      1. Olá amigo, muito obrigado por ter respondido. Acabei descobrindo ontem o problema da minha AEG, é que atrás do contato macho do gatilho ele tem um pino de limitação que é da Gearbox, porém ele havia quebrado então quando acionava o semi o gatilho escapava de atrás do contato. Porém, resolvi colocando o pino novamente com superbonder, agora o problema acabou sendo sanado. Muito obrigado pela atenção e mais uma vez você é 10.

        1. Olá Everton,

          quando você descreveu o problema nós até chegamos a desconfiar desse problema, mas como a descrição pareceu ser outro problema ficamos na dúvida.

          Ainda bem que resolveu o problema. Se tiver alguma outra dúvida entre em contato novamente.

          Atenciosamente;
          Equipe AEGPlus.com

          1. Perfeito, muito obrigado mesmo. Uma dúvida você acha que com superbonder original aguenta por muito tempo está colagem ? Ou poderei ter problemas recorrentes de forma breve ? Muito obrigado.

          2. Olá Everton,

            é a que utilizamos e não descola facilmente não. Pode usar tranquilamente.

            Atenciosamente;
            Equipe AEGPlus.com

          3. Olá Everton,
            Já peguei um problema desse, porém não colei porque irá soltar novamente devido o material da gearbox! Então coloquei um parafuso com o mesmo diâmetro do contra-pino original e cortei a cabeça do mesmo, deixando na altura correta.

          4. Olá Edenilson,

            de fato essa é a opção mais segura, pois ao substituir o pino por um parafuso de fato não ocorre mais a quebra ou soltura do pino. geralmente é a medida que adotamos aqui também. A colagem do parafuso pode não suportar o peso da mola e toda a vibração que ocorre na gearbox pode favorecer a quebra novamente. Por isso o parafuso é mais eficaz.

            Atenciosamente;
            Equipe AEGPlus.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.