Artigo - Como aumentar o FPS de uma AEG: Cabeça de Pistão

Como aumentar o FPS de uma AEG: Cabeça de Pistão

Dando continuidade à série de textos sobre aumento de FPS de uma AEG, hoje falaremos sobre uma peça que geralmente não é responsável pelo aumento de FPS, mas que pode influenciar diretamente no FPS final da AEG: a cabeça de pistão.

A cabeça de pistão não é uma peça que tem como função o aumento do FPS. Sua função primordial é fazer com que o volume de ar armazenado no cilindro durante o ciclo do pistão seja totalmente empurrado para fora, em direção ao hop-up.

Portanto, não há muito o que se falar em ganho de FPS em relação à esta ou aquela marca ou modelo de cabeça de pistão. O que podemos afirmar, no entanto, é que determinadas cabeças de pistão são mais eficientes que outras, pois podem vedar melhor o ar evitando que o mesmo escape por entre a cabeça do pistão e o cilindro. A troca da cabeça de pistão pode causar um aumento no FPS, mas não porque houve um ganho de FPS. O que ocorre é que quanto menos eficiente a peça, mais ar vaza durante o processo de expulsão do ar do cilindro. Essa perda de ar resulta em menor compressão e, consequentemente, menor FPS. Se trocamos a cabeça de pistão e resolvemos a perda compressão, temos um aumento no FPS, mas não um ganho propriamente dito.

Mas é realmente necessário trocar a cabeça de pistão?

A resposta é "nem sempre". Muitas vezes o problema está apenas no anel de vedação que pode ter se desgastado, quebrado ou não tem resposta rápida o suficiente para expandir contra a parede do cilindro.

O atrito contra a parede do cilindro pode gerar o desgaste do anel de vedação e até mesmo sua quebra, principalmente em conjuntos sem lubrificação adequada. Nesses casos é aconselhável a troca do anel de vedação tão somente.

Outro fator, relativo ao anel de vedação, é sua composição. Alguns anéis de

Vedação são feitos de borracha mais dura, o que faz com que ele seja menos responsivo à ação da pressão interna gerada durante o processo de compressão. Dessa forma, quando a pressão dentro do cilindro aumenta no momento em que o pistão começa a mover-se a frente, o anel de vedação é pressionado de dentro para fora, empurrando-o contra a parede do cilindro. Mas devido ao material ser mais duro, nem sempre a pressão interna é grande suficiente para expandi-lo contra o cilindro, causando perda de compressão e perda de FPS.

Se esse é o caso, uma solução é aumentar o diâmetro do anel de vedação para que ele já trabalhe em atrito com o cilindro. Em nossa oficina retiramos o anel de vedação da cabeça do pistão e o expandimos passando o cilindro por dentro dele, como se fossemos vestir o cilindro com o anel de vedação. Logo em seguida passamos graxa de silicone nele e o esquentamos com uma pistola de ar quente (mas pode ser feito com isqueiro mesmo). Deixamos esfriar no cilindro e quando o retiramos, o anel de vedação estará com seu diâmetro aumentado. Com um diâmetro maior, o anel de vedação vai trabalhar praticamente o tempo todo atritando contra a parede do cilindro, evitando perda de compressão.

Tags