Artigo - Como aumentar o FPS de uma AEG: Pistão

Como aumentar o FPS de uma AEG: Pistão

No último episódio da nossa saga na busca do suprassumo do Airsoft, o FPS, nós constatamos o quão fácil é aumentar o FPS de uma AEG com a simples troca da mola. No entanto, acredito que ficou claro também que é possível obter FPS sem que seja necessário instalar uma nova mola, pois muitas vezes o problema pode estar em outras partes da arma e que a pura e simples troca de uma mola M100 por uma M120 não é suficiente para alcançar os tão desejados 400 FPS. Por outro lado, o estresse da gearbox é potencializado com esse aumento de força, gerando desgastes prematuros e quebras indesejadas. Concluímos que a substituição da mola deve ser a última coisa a ser considerada, e não a primeira como é miticamente propagado.

Hoje veremos como (e se) é possível aumentar o FPS de uma AEG com o pistão. O pistão na verdade é uma engrenagem linear que tem função de embolo que, após ser tracionado pelas engrenagens comprime a mola. No entanto, a tração ocorre apenas enquanto há contato entre os dentes do pistão com os dentes da "sector gear", que tem o mesmo número de dentes que o pistão. Quando os dentes dessa engrenagem acabam, o pistão é imediatamente impulsionado a frente, acelerando e empurrando a cabeça do pistão contra o ar que se encontra reservado no cilindro. O ar é propelido de dentro da gearbox para dentro do hop-up e de lá até sair do cano.

Há um complexo e harmonioso jogo de forças que fazem o sistema funcionar. É justamente uma dessas forças que pode afetar no FPS de sua Airsoft: a força G! Sim, a gravidade é o principal fator que influencia no FPS da AEG quando colocamos o foco no pistão.

Por quê?

Simplesmente porque quanto maior o peso do pistão mais difícil será para a mola vencer a inércia e conseguir acelerar o pistão. Se, pelo contrário, o pistão for muito leve maior será a velocidade final com que ele chegará ao final de seu trajeto, resultado em maior FPS.

Então, quando temos em mente a substituição de um pistão de Airsoft a primeira coisa que deve ser considerada é seu peso. Por isso, é extremamente desaconselhável utilizar pistão de metal, ainda que de alumínio, pois seu peso será diversas vezes maior que o de um pistão feito de plástico ou qualquer outro polímero.

Um bom armeiro sabe que ao substituir um pistão feito 100% de plástico por um com os dentes em metal ele estará adicionando peso ao sistema e que isso acaba interferindo no FPS final da Airsoft. E o maior erro, a meu ver, é tentar compensar esse peso e a queda de FPS com a instalação de uma mola mais forte.

Já recebi na minha oficina algumas AEG que foram levadas a um técnico aqui e depois de receber aquele upgrade do FPS estavam “batendo” muito forte (na casa dos 400 FPS em média). Mas a queixa era de que tal desempenho não durou uma só partida, pois de repente a AEG travou. Quando eu perguntava quem havia feito o upgrade da Airsoft e recebia a informação que fora tal técnico eu já fazia o diagnóstico antes de abrir a arma! Um dia eu encontrei-me com o referido técnico em uma partida de airsoft. Trocamos algumas ideias e dei umas dicas para ele sobre pistão e disse para ele as mesmas coisas que estou escrevendo aqui. Ele deixou de usar pistão de metal e não recebi armas danificadas oriundas dos upgrades dele. Perdi alguns clientes, mas ganhei um parceiro que contribui muito para o esporte aqui em nosso estado. Para ele só faltava um pouquinho de conhecimento...

Continuando. Como eu disse, antes de abrir a AEG eu já sabia o diagnóstico. O pistão, feito em alumínio era muito pesado. Para compensar o peso e chegar aos 400 FPS, era instalada uma mola M140. Sem os devidos serviços e cuidados, a AEG começava funcionando bem e de repente travava. Ao abrir eu encontrava engrenagens destruídas, pistão com os dentes desgastados ou até mesmo empenado. Os detritos do pistão entravam no cilindro e estragavam a borracha da cabeça do pistão e arranhavam as paredes internas do cilindro. Sem contar alguns poucos casos em que a casca da gearbox não aguentou e rachou. Uma verdadeira bagunça!

Com as dificuldades em adquirir peças que enfrentamos no mercado nacional e a demora que se leva para ter as peças importadas imagine o que eu ouvia do cliente acerca do outro técnico! Mas isso são águas passadas.

Voltando ao pistão, a melhor escolha é um pistão com no máximo sete dentes de metal, para que o peso não seja tão grande assim e ao mesmo tempo ele seja muito resistente.

Mas se seu pistão é todo de plástico e de boa qualidade ainda é possível melhorar seu desempenho e aumentar o FPS. A técnica que eu utilizo é a do Swiss Cheese (queijo suíço) em que faço vários buracos no pistão, sem comprometer sua estrutura, e retiro um pouco de sua massa, diminuindo seu peso. O pistão mais leve acelera mais rápido e alcança velocidade final maior, e consequentemente um FPS maior na AEG. Dependendo do material do pistão é possível retirar cerca de 1 a 2,5 gramas de massa, o que resulta de 15 a 25 FPS em média.

É bastante importante também manter os trilhos do pistão bastante lubrificados de modo que ele possa deslizar livremente nos sulcos da gearbox. Atrito também é um dos fatores que impedem o pistão de obter maior aceleração e velocidade final.

Um pistão feito 100% em plástico seria forte o suficiente para aguentar qual mola?

Isso depende muito do material propriamente dito. Há cerca de 2 anos instalei uma mola M140 em um pistão de polímero da G&G para um cliente que queria um DMR e até hoje não foi feita a troca do pistão. Acredito que se o pistão for de boa qualidade e os serviços de correção do AOE e de shimming forem bem executados é bem provável que aguente qualquer mola. Mas, além da mola e dos serviços citados, outros fatores também influenciam no desgaste do pistão, como por exemplo, a força do motor, o tipo de engrenagens, potência da bateria, etc. Em breve publicarei um texto explicando cada um desses serviços para que você possa executar em suas Airsoft.

O mais importante é saber que o melhor pistão de Airsoft deve ser o mais leve e resistente possível e que ele deve estar muito bem lubrificado. Quanto menor o peso e mais lubrificado estiver mais fácil será acelerar e maior será a velocidade final, que se traduz em maior FPS final.

Bom, é isso! Creio que não há mais dúvida de que é possível aumentar o FPS de sua Airsoft fazendo uma boa escolha do pistão, priorizando sempre o menor peso e o melhor material. é necessário também antas muito bem lubrificado. Se tais dicas forem seguidas com certeza você vai constatar o aumento de FPS (de 15 a 25 já está de bom tamanho).

No próximo texto analisaremos o papel da cabeça de pistão de Airsoft e sua relação com o FPS de sua AEG.

Tags